Seguidores

Tecnologia do Blogger.
terça-feira, 16 de novembro de 2010

PostHeaderIcon O virtual leva a uma fuga do real,instalando uma vida de relação paralela

Enclausuradas no isolamento deste modo diferente e nada real de se relacionar, as pessoas estariam submetidas ora ao prazer, ora à decepção, na medida em que, entrando no virtual, se tornariam alienadas do real, substituindo a realidade pela fantasia. Longe da realidade, o homem estaria assim desalojando-se de sua característica social.

Nesta tendência antissocial, estaria se formando um indivíduo "sem leis", "sem limites", para o qual a liberdade se constituiria em extravasar todos os seus "recalques”, tornando caótico o viver em sociedade.A não presença física deixaria um espaço livre, virtual, para o desabrochar da fantasia plena e das idealizações a respeito de si mesmo ou do interlocutor que se constitui no outro.

Quando esta fantasia sai do controle de seus usuários, gera uma situação de envolvência tal que ficaria difícil desvencilhar-se daquele ser criado. Expressando o que gostariam de ser ou como gostariam de serem tratados ou vistos, cria um mundo próprio que os satisfaz plenamente, não precisando do real, para se tornarem eles mesmos.

Assim, não há intenção de se chegar a uma relação interpessoal concreta, podendo-se ia duvidar de tal forma de comunicação que nos surpreende, deixando-nos interrogativos a respeito do futuro social da humanidade.

0 comentários:

Postar um comentário